Pular para o conteúdo principal

'Chão de Giz'

Sempre gostei muito dessa música e me emociono, todas as vezes em que a escuto. Na minha humilde opinião, a melhor canção de Zé Ramalho. Confesso, que sempre quis entender esses versos misteriosos, enigmáticos. É uma poesia cheia de significados ocultos ou era rsrs.... Só ontem a noite, tive a curiosidade de pesquisar algumas informações sobre essa letra. Encontrei interpretações variadas, porém, li algo que achei bem interessante e acho que tem tudo a ver.


"O Zé teve, em sua juventude, um caso duradouro com uma mulher casada, bem mais velha, da alta sociedade de João Pessoa, na Paraíba. Ambos se conheceram num Carnaval.

Ele se apaixonou perdidamente por esta mulher, só que ela era casada com uma pessoa influente da sociedade, e nunca iria largar toda aquela vida por um "garoto pé rapado" que ela apenas "usava" para transar gostoso.
Assim, o caso, que tomava proporções grandes, foi terminado. o Zé ficou arrasado por meses, e chegou a mudar de bairro, pois morava próximo a ela. E, nesse período de sofrimento, compôs a canção." (...)*

*Trecho  copiado de um tópico de uma comunidade, com o mesmo nome dessa canção 'Chão de Giz'

A explicação de cada frase da letra é muito envolvente. Dá  para sentir a intensidade da emoção e o sofrimento do compositor, em cada palavra. Gostaria de detalhar por aqui, mas, ficaria uma postagem  imensa.  
Gosto bastante dessa versão, do Zé com a participação de Elba Ramalho.

Linda música! Uma obra prima.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

" Não adianta chorar pelo leite derramado "

"Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja, como comer demais. Procure aprender com a experiência. Culpar-se não vai resolver o problema, só fará com que você diminua ainda mais a sua autoestima, fazendo com que se sinta mal e, provavelmente, vai acabar procurando consolo na comida." * Do Site Dieta Nota 10

"Só o riso,o amor e o prazer merecem revanche"

"Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche. O resto, mais que perda de tempo, é perda de vida" ( Chico Xavier ) Publicar postagem

Rumi - A Hora da União

Poema de RUMI maravilhosamente narrado por Letícia Sabatella e elevado pela Música de  Marcus Viana De toda parte chega o segredo de Deus; eis que todos correm desconcertados. Dele, por quem todas as almas estão sedentas, chega o grito do aguadeiro. Todos bebem o leite da generosidade divina e querem conhecer o seio de sua nutriz. Apartados, anseiam por ver o momento do encontro e da união. A cada nascer do sol oram juntos muçulmanos, cristãos, judeus. Abençoado todo aquele em cujo coração ressoa o grito celeste que chama: Vem! Limpa bem os ouvidos e recebe nítida essa voz  - o som do céu chega como um sussurro. Não manche teus olhos com a face dos homens - vê que chega o imperador da vida eterna. Se te turvarem os olhos, lava-os com lágrimas, pois nelas encontrarás a cura de teus males. Acaba de chegar do Egito uma caravana de açucar - já se ouvem os sinos e os passos cansados. Silêncio; eis que chega o rei para completar o poema.