Sempre gostei muito dessa música e me emociono, todas as vezes em que a escuto. Na minha humilde opinião, a melhor canção de Zé Ramalho. Confesso, que sempre quis entender esses versos misteriosos, enigmáticos. É uma poesia cheia de significados ocultos ou era rsrs.... Só ontem a noite, tive a curiosidade de pesquisar algumas informações sobre essa letra. Encontrei interpretações variadas, porém, li algo que achei bem interessante e acho que tem tudo a ver.
"O Zé teve, em sua juventude, um caso duradouro com uma mulher casada, bem mais velha, da alta sociedade de João Pessoa, na Paraíba. Ambos se conheceram num Carnaval.
Ele se apaixonou perdidamente por esta mulher, só que ela era casada com uma pessoa influente da sociedade, e nunca iria largar toda aquela vida por um "garoto pé rapado" que ela apenas "usava" para transar gostoso.
Assim, o caso, que tomava proporções grandes, foi terminado. o Zé ficou arrasado por meses, e chegou a mudar de bairro, pois morava próximo a ela. E, nesse período de sofrimento, compôs a canção." (...)*
*Trecho copiado de um tópico de uma comunidade, com o mesmo nome dessa canção 'Chão de Giz'
A explicação de cada frase da letra é muito envolvente. Dá para sentir a intensidade da emoção e o sofrimento do compositor, em cada palavra. Gostaria de detalhar por aqui, mas, ficaria uma postagem imensa.
Gosto bastante dessa versão, do Zé com a participação de Elba Ramalho.
Linda música! Uma obra prima.
Comentários
Postar um comentário