Pular para o conteúdo principal

Simplifique




De acordo com o dicionário, 'simplificar' significa tornar algo mais simples, menos complexo. 

A partir de uma postagem minha em outra rede social, onde o destaque era  a palavra 'Simplify', surgiu a seguinte pergunta: "O que eu faço para simplificar?" 

Confesso que achei um excelente questionamento e  interessante oportunidade de expor por aqui o que penso a respeito e como venho tentando adotar esse estilo de vida. Sim, 'simplificar' é um estilo de vida. Parece  fácil - como sugere a palavra - mas não é tão 'simples' assim porque envolve vários segmentos, coisas e também as pessoas do nosso convívio. É preciso construir o caminho diariamente, nos livrarmos das desordens e conviver apenas com o essencial. Ou seja, precisamos nos livrar dos excessos, mesmo que essas mudanças sejam feitas gradualmente.
De maneira geral, nós adultos temos a 'incrível' mania de complicar as coisas e isso influencia diretamente a qualidade de vida. 
Eu, por exemplo, sempre gostei bastante de organização e tenho o hábito de estar envolvida quase o tempo todo nessas atividades. Mas, comecei a sentir  falta do tempo para me divertir, do meu tempo de lazer, do meu tempo para estudar mais, para me exercitar fisicamente. Foi então que eu comecei a repensar meu estilo de vida. Li alguns arquivos com ótimas dicas que estão me auxiliando nesse processo. O que eu tenho feito então, para mudar essa condição para melhor e deixar tudo mais simples?
Estou a seguir algumas etapas e deixo como sugestão. Espero que possa motivar mais pessoas a repensarem o uso do tempo, que possam viver de maneira mais simples.

1) Identifique o que é importante para você. Pense na sua vida como um todo, o que mais valoriza em casa, no trabalho, em família, a sós, no lazer e nos projetos. Estabeleça suas prioridades.
2) Avalie seu tempo. Faça uma lista de todas as atividades do dia. Leia e reflita sobre o que é mais importante e elimine o que  menos importa. Reprograme seus dias e horários.
3) No trabalho também é possível simplificar as coisas. Concentre-se nas tarefas essenciais. Se for possível divida as tarefas com outras pessoas. 
4) Em casa, organize seus espaços. Procure mantê-los sempre em ordem, com tudo em seus devidos lugares. Elimine os excessos, os objetos extras. Doe o que não lhe serve mais ou não faça mais sentido. Tenha apenas o necessário ( isso inclui roupas, sapatos, objetos de decoração, livros, documentos, papéis,  etc.). Facilita a arrumação e você ganha tempo para viver melhor. 
5) Aprenda a dizer NÃO, assim você fica menos sobrecarregado. 
6) Limite os meios de comunicação e o consumo de mídias. Tudo bem que facilitam nossas vidas , mas o mau gerenciamento dessas ferramentas, o enorme fluxo de informações, consomem todo o nosso tempo. Os dias acabam  sem que a gente perceba.
*Eu, por exemplo, decidi por cancelar algumas contas em redes sociais e administrar apenas algumas que considero mais importantes, pois eu não tinha tempo para atualizar todos os meus perfis diariamente. Até o próprio blog ficou um tempo esquecido. Confesso que é um alívio tomar essa decisão. 
7) Crie o hábito de consumir menos. Uma boa dica é não consumir nada por impulso. É sempre bom se perguntar se é realmente necessário adquirir mais um novo produto. Uma ótima solução é reciclar. Eu adoro.
8) Crie um tempo livre. Elimine o que não gosta. Abra espaço na sua agenda e inclua atividades que mais ama fazer. Lembre-se das prioridades que estabeleceu lá no início.
9) Crie uma conexão especial com as pessoas que ama, que são importantes para você. Seja presença mesmo que estejam distantes. Fale sinceramente dos seus sentimentos para elas. Sim, também é uma maneira de simplificar as coisas e a vida. Acumular sentimentos e emoções traz complicações, inclusive físicas. Reflita e repense sobre os seus relacionamentos. Se tiver um companheiro, você está feliz  de estar nessa relação? 
10) Aprecie o seu momento de estar sozinho. Aproveite para respirar melhor, meditar, manifestar gratidão, se acalmar se por acaso estiver tenso, fazer um pouco de silêncio. Isso tudo ajuda a descobrir suas prioridades.
11) Viva o presente, o aqui, o agora, o que você sente hoje. Essa é a grande diferença na  atitude de simplificar a  sua vida. Escute o 'seu eu', o seu coração e faça uma coisa de cada vez. 
12) Encontre outras maneiras de ser minimalista em todas as áreas da sua vida.
13) Substitua o carro pelo uso dos transportes coletivos ou bicicleta. Caminhe mais. Você se exercita, presta mais atenção em seus caminhos, economiza. 
14) Se possível invista em produtos com múltiplas funções. 
15) Tenha uma alimentação saudável.  Planeje suas refeições, crie pratos mais práticos e rápidos. Adquira o hábito de preparar com prazer suas refeições. Isso também é simplificar.
16) Adquira hábitos de se exercitar pelo menos três vezes por semana.
17) Divirta-se sempre!


Você tem mais alguma sugestão ou dicas que auxiliem na tentativa de simplificar a vida?
Sinta-se a vontade para comentar por aqui.  Será um grande prazer ler sobre as experiências e aprender mais sobre esse tema.

Paz e bem! 





Comentários

  1. Interesting posting, Valéria, with several concrete tips. I think you have a point at # 1 that it can help to discover values you have. As I was searching for questions to discover values people have, this is what I found: https://www.slideshare.net/frankcalberg/questions-to-discover-your-values

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frank, thank you so much for your attention, your comment and your contribution with all your experience. Surely your research is very useful and enlightening. Very good!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

" Não adianta chorar pelo leite derramado "

"Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja, como comer demais. Procure aprender com a experiência. Culpar-se não vai resolver o problema, só fará com que você diminua ainda mais a sua autoestima, fazendo com que se sinta mal e, provavelmente, vai acabar procurando consolo na comida." * Do Site Dieta Nota 10

Rumi - A Hora da União

Poema de RUMI maravilhosamente narrado por Letícia Sabatella e elevado pela Música de  Marcus Viana De toda parte chega o segredo de Deus; eis que todos correm desconcertados. Dele, por quem todas as almas estão sedentas, chega o grito do aguadeiro. Todos bebem o leite da generosidade divina e querem conhecer o seio de sua nutriz. Apartados, anseiam por ver o momento do encontro e da união. A cada nascer do sol oram juntos muçulmanos, cristãos, judeus. Abençoado todo aquele em cujo coração ressoa o grito celeste que chama: Vem! Limpa bem os ouvidos e recebe nítida essa voz  - o som do céu chega como um sussurro. Não manche teus olhos com a face dos homens - vê que chega o imperador da vida eterna. Se te turvarem os olhos, lava-os com lágrimas, pois nelas encontrarás a cura de teus males. Acaba de chegar do Egito uma caravana de açucar - já se ouvem os sinos e os passos cansados. Silêncio; eis que chega o rei para completar o poema.

Repensando hábitos alimentares

Na postagem sobre os benefícios do caldo de cana-de-açúcar, comentei sobre índice glicêmico de alimentos e disse que é um fator importante no novo estilo de alimentação que tenho tentado seguir.  Durante alguns anos  adotei a reeducação alimentar com contagem de calorias / pontos/ ou notas e consegui bons resultados. Eu comia de tudo, em horários regulares, seguia uma  dieta não restritiva, mas minhas porções eram reduzidas. Fui feliz por muito tempo, pois conseguia eliminar peso com cardápios onde por exemplo,  lazagnha, pizza, doces e sobremesas estavam sempre incluídos.  O problema era que nem sempre eu fazia boas escolhas. Eu fechava o dia dentro da pontuação ou calorias permitidas, mas muitas vezes troquei alimentos saudáveis por doces, sobremesas, industrializados cheios de conservantes, corantes, com alto teor de sódio, etc.  Graças às pesquisas recentes e depoimentos de muitas pessoas, inclusive de amigas, venho tentando adotar um novo estilo de me alimentar e isso inclu