Pular para o conteúdo principal

Simplifique




De acordo com o dicionário, 'simplificar' significa tornar algo mais simples, menos complexo. 

A partir de uma postagem minha em outra rede social, onde o destaque era  a palavra 'Simplify', surgiu a seguinte pergunta: "O que eu faço para simplificar?" 

Confesso que achei um excelente questionamento e  interessante oportunidade de expor por aqui o que penso a respeito e como venho tentando adotar esse estilo de vida. Sim, 'simplificar' é um estilo de vida. Parece  fácil - como sugere a palavra - mas não é tão 'simples' assim porque envolve vários segmentos, coisas e também as pessoas do nosso convívio. É preciso construir o caminho diariamente, nos livrarmos das desordens e conviver apenas com o essencial. Ou seja, precisamos nos livrar dos excessos, mesmo que essas mudanças sejam feitas gradualmente.
De maneira geral, nós adultos temos a 'incrível' mania de complicar as coisas e isso influencia diretamente a qualidade de vida. 
Eu, por exemplo, sempre gostei bastante de organização e tenho o hábito de estar envolvida quase o tempo todo nessas atividades. Mas, comecei a sentir  falta do tempo para me divertir, do meu tempo de lazer, do meu tempo para estudar mais, para me exercitar fisicamente. Foi então que eu comecei a repensar meu estilo de vida. Li alguns arquivos com ótimas dicas que estão me auxiliando nesse processo. O que eu tenho feito então, para mudar essa condição para melhor e deixar tudo mais simples?
Estou a seguir algumas etapas e deixo como sugestão. Espero que possa motivar mais pessoas a repensarem o uso do tempo, que possam viver de maneira mais simples.

1) Identifique o que é importante para você. Pense na sua vida como um todo, o que mais valoriza em casa, no trabalho, em família, a sós, no lazer e nos projetos. Estabeleça suas prioridades.
2) Avalie seu tempo. Faça uma lista de todas as atividades do dia. Leia e reflita sobre o que é mais importante e elimine o que  menos importa. Reprograme seus dias e horários.
3) No trabalho também é possível simplificar as coisas. Concentre-se nas tarefas essenciais. Se for possível divida as tarefas com outras pessoas. 
4) Em casa, organize seus espaços. Procure mantê-los sempre em ordem, com tudo em seus devidos lugares. Elimine os excessos, os objetos extras. Doe o que não lhe serve mais ou não faça mais sentido. Tenha apenas o necessário ( isso inclui roupas, sapatos, objetos de decoração, livros, documentos, papéis,  etc.). Facilita a arrumação e você ganha tempo para viver melhor. 
5) Aprenda a dizer NÃO, assim você fica menos sobrecarregado. 
6) Limite os meios de comunicação e o consumo de mídias. Tudo bem que facilitam nossas vidas , mas o mau gerenciamento dessas ferramentas, o enorme fluxo de informações, consomem todo o nosso tempo. Os dias acabam  sem que a gente perceba.
*Eu, por exemplo, decidi por cancelar algumas contas em redes sociais e administrar apenas algumas que considero mais importantes, pois eu não tinha tempo para atualizar todos os meus perfis diariamente. Até o próprio blog ficou um tempo esquecido. Confesso que é um alívio tomar essa decisão. 
7) Crie o hábito de consumir menos. Uma boa dica é não consumir nada por impulso. É sempre bom se perguntar se é realmente necessário adquirir mais um novo produto. Uma ótima solução é reciclar. Eu adoro.
8) Crie um tempo livre. Elimine o que não gosta. Abra espaço na sua agenda e inclua atividades que mais ama fazer. Lembre-se das prioridades que estabeleceu lá no início.
9) Crie uma conexão especial com as pessoas que ama, que são importantes para você. Seja presença mesmo que estejam distantes. Fale sinceramente dos seus sentimentos para elas. Sim, também é uma maneira de simplificar as coisas e a vida. Acumular sentimentos e emoções traz complicações, inclusive físicas. Reflita e repense sobre os seus relacionamentos. Se tiver um companheiro, você está feliz  de estar nessa relação? 
10) Aprecie o seu momento de estar sozinho. Aproveite para respirar melhor, meditar, manifestar gratidão, se acalmar se por acaso estiver tenso, fazer um pouco de silêncio. Isso tudo ajuda a descobrir suas prioridades.
11) Viva o presente, o aqui, o agora, o que você sente hoje. Essa é a grande diferença na  atitude de simplificar a  sua vida. Escute o 'seu eu', o seu coração e faça uma coisa de cada vez. 
12) Encontre outras maneiras de ser minimalista em todas as áreas da sua vida.
13) Substitua o carro pelo uso dos transportes coletivos ou bicicleta. Caminhe mais. Você se exercita, presta mais atenção em seus caminhos, economiza. 
14) Se possível invista em produtos com múltiplas funções. 
15) Tenha uma alimentação saudável.  Planeje suas refeições, crie pratos mais práticos e rápidos. Adquira o hábito de preparar com prazer suas refeições. Isso também é simplificar.
16) Adquira hábitos de se exercitar pelo menos três vezes por semana.
17) Divirta-se sempre!


Você tem mais alguma sugestão ou dicas que auxiliem na tentativa de simplificar a vida?
Sinta-se a vontade para comentar por aqui.  Será um grande prazer ler sobre as experiências e aprender mais sobre esse tema.

Paz e bem! 





Comentários

  1. Interesting posting, Valéria, with several concrete tips. I think you have a point at # 1 that it can help to discover values you have. As I was searching for questions to discover values people have, this is what I found: https://www.slideshare.net/frankcalberg/questions-to-discover-your-values

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frank, thank you so much for your attention, your comment and your contribution with all your experience. Surely your research is very useful and enlightening. Very good!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porcelanatos

Fascinada por Arquitetura, Design de Interiores e Artes, cada dia mais me encanto com as novidades que o mercado da construção oferece.
Visitar uma loja de materiais de construção, na verdade, é uma grande diversão pra mim.  :-)
Envolvida com a reforma de alguns cômodos da minha residência, principalmente banheiro, lavabo e cozinha, iniciei uma pesquisa de materiais de revestimentos para pisos e paredes. Encontrei tantas novidades e lindos projetos, que resolvi partilhar um pouco. 
Um dos revestimentos mais usados hoje em dia,  é o porcelanato, que é um material cerâmico, muito resistente, comparado ao Granito. De fácil limpeza,  é bastante durável, além de conferir ao ambiente,  um ar de modernidade e requinte. O rejunte, fica quase imperceptível. É encontrado em diversos padrões, cores,  formatos e tamanhos para 'encaixar' perfeitamente nos projetos de arquitetura e decoração. Utilizado tanto em áreas externas como em espaços internos de casas, apartamentos, lojas comerciais, e…

Caixotes de feira customizados

Uma das coisas que mais gosto de fazer, é reciclar móveis ou customizar algumas peças , que podem e devem ser reaproveitadas na decoração do lar.  Houve uma época em que transformei alguns móveis meus. ficava dias pensando em alguma forma de deixá-los mais aconchegantes, mais úteis. Fazia minhas pesquisas e unia a minha criatividade. Uma delícia era ver o trabalho pronto. Que satisfação eu sentia. 
Por esses dias, tenho me interessado pela customização e reutilização de caixotes de feira. Muitas vezes, por onde passo, encontro vários deles largados nas calçadas de estabelecimentos, principalmente próximos a  supermercados. 
Muitas pessoas, preocupadas com a preservação do planeta,  com a reciclagem de lixo, ou de materiais diversos, já desenvolvem belíssimos trabalhos transformando caixotes em peças super criativas e bastante úteis. 
Encontrei algumas fotos, com sugestões incríveis do ótimo aproveitamento dos caixotes de madeira. Uma alternativa econômica  em decoração e com certeza, ecol…

Linguiça Calabresa na Cerveja Preta

Para quem gosta de tomar umas 'geladas', este Tira-Gosto é tudo de bom!!! Super delícia, prático e rápido de preparar! 
Já estou salivando :-)


Ingredientes:


*500 grs.  de Linguiça Calabresa de boa procedência cortada em rodelas e aferventada;
*2 cebolas médias cortadas em rodelas bem finas;
*1 garrafa ou latinha de Cerveja Preta.


Preparo:


Depois da linguiça aferventada, junte em uma mesma panela ou frigideira, as rodelas de cebola. Aos poucos, vá acrescentando a cerveja e mexendo. Quanto mais cerveja, mais forte fica o sabor, portanto, use de acordo com o gosto pessoal. Desligue o fogo, quando a cerveja tiver reduzido bem. Ficará um caldo espesso. 


*Se desejar enriquecer o prato, pode servir com tirinhas de Aipim cozido e frito. Use algumas folhas de Cheiro verde para enfeitar. 

Bom apetite! Tim... Tim...