Pular para o conteúdo principal

Salada de Couscous Marroquino

A salada de couscous marroquino, é um prato que não pode faltar, em almoços, jantares e até mesmo, nos churrascos da minha família. É de simples preparo e em minutos, fica prontinha. 
No detalhe, o couscous, como é encontrado para consumo.

Para quem não conhece, o couscous marroquino é feito da farinha de semolina. O couscous integral é rico em fibras e é muito saudável. Meia xícara de couscous cozido tem menos de 100 calorias e entre 5 e 6 gramas de fibra. Geralmente é encontrado nas gôndolas de importados, de bons supermercados -  Costumo adquirir, em um hortifruti, onde faço  a 'feira' semanal - É muito utilizado em vários pratos (frios e quentes)  mas confesso, que sou fã mesmo desta salada. Já experimentei também, algumas variações, todas elas bem saborosas. 

Salada de couscous marroquino




Salada

Ingredientes:

* 150 grs de  couscous marroquino
* ½ xícara de caldo de legumes quente
* 5 colheres de sopa de azeite de boa qualidade
* 1 colher se sopa de suco de limão
* 1 tomate picado  e sem  as sementes
* ½ pimentão verde picado (ou amarelo, vermelho)
* 100 grs. de nozes picadas (ou qualquer  outro tipo de castanha )
* 100 grs. de  uvas passas brancas
* Cheiro verde picadinho
* Hortelã picada ( a gosto )
* 1 cebola picada em pedaços bem pequenos
* 1/2 xícara de Azeitonas verdes ou pretas picadas 
* Sal a gosto

Disponha o couscous marroquino em uma tigela e acrescente o caldo de legumes quente. Deixe descansar, até que o couscous cresça. Solte os grãos com um garfo. Misture o restante dos ingredientes.Prove o tempero. Enfeite o prato com folhas de salsa ou  hortelã.Sirva bem geladinha.

P.S.: Esta salada, pode ser enriquecida com outros ingredientes. Já experimentei uma versão mais completa com berinjela em cubos refogada, com pepino picadinho também. Rende bastante e é muito saborosa mesmo. Perfeito acompanhamento para outros pratos, principalmente nas épocas de temperaturas mais elevadas. 

*Sempre que possível, posto receitas, com os devidos valores calóricos, até para facilitar  a vida, de quem segue algum programa de reeducação alimentar. Hoje, fico devendo. Em todo caso, é muito fácil calcular o valor calórico total do prato. Pesquise separadamente, em tabelas de calorias,  o valor de cada ingrediente e some tudo. Quem segue a Dieta das Notas, é só dividir as calorias de cada porção, por dois.  :)

Bom apetite!!






Comentários

  1. É muito gostosa !! Vou fazer qualquer dia desses.

    ResponderExcluir
  2. Pati, eu tinha me esquecido das azeitonas. Rs...Aproveitei e já fiz a alteração.Bom apetite!Beijos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

" Não adianta chorar pelo leite derramado "

"Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja, como comer demais. Procure aprender com a experiência. Culpar-se não vai resolver o problema, só fará com que você diminua ainda mais a sua autoestima, fazendo com que se sinta mal e, provavelmente, vai acabar procurando consolo na comida." * Do Site Dieta Nota 10

Rumi - A Hora da União

Poema de RUMI maravilhosamente narrado por Letícia Sabatella e elevado pela Música de  Marcus Viana De toda parte chega o segredo de Deus; eis que todos correm desconcertados. Dele, por quem todas as almas estão sedentas, chega o grito do aguadeiro. Todos bebem o leite da generosidade divina e querem conhecer o seio de sua nutriz. Apartados, anseiam por ver o momento do encontro e da união. A cada nascer do sol oram juntos muçulmanos, cristãos, judeus. Abençoado todo aquele em cujo coração ressoa o grito celeste que chama: Vem! Limpa bem os ouvidos e recebe nítida essa voz  - o som do céu chega como um sussurro. Não manche teus olhos com a face dos homens - vê que chega o imperador da vida eterna. Se te turvarem os olhos, lava-os com lágrimas, pois nelas encontrarás a cura de teus males. Acaba de chegar do Egito uma caravana de açucar - já se ouvem os sinos e os passos cansados. Silêncio; eis que chega o rei para completar o poema.

" Se eu gosto de poesia ? "

Pequena homenagem ao grande poeta brasileiro, mineiro, nascido em Itabira, em 31/10/1902 - Carlos Drummond de Andrade . Se vivo estivesse, estaria completando 109 anos de idade. Mas, ele vive, através de sua extraordinária obra. " Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor... Acho que a poesia está contida nisso tudo." [Carlos Drumond de Andrade]