A salada de couscous marroquino, é um prato que não pode faltar, em almoços, jantares e até mesmo, nos churrascos da minha família. É de simples preparo e em minutos, fica prontinha.
No detalhe, o couscous, como é encontrado para consumo. |
Para quem não conhece, o couscous marroquino é feito da farinha de semolina. O couscous integral é rico em fibras e é muito saudável. Meia xícara de couscous cozido tem menos de 100 calorias e entre 5 e 6 gramas de fibra. Geralmente é encontrado nas gôndolas de importados, de bons supermercados - Costumo adquirir, em um hortifruti, onde faço a 'feira' semanal - É muito utilizado em vários pratos (frios e quentes) mas confesso, que sou fã mesmo desta salada. Já experimentei também, algumas variações, todas elas bem saborosas.
Salada de couscous marroquino |
Salada
Ingredientes:
* 150 grs de couscous marroquino
* ½ xícara de caldo de legumes quente
* 5 colheres de sopa de azeite de boa qualidade
* 1 colher se sopa de suco de limão
* 1 tomate picado e sem as sementes
* ½ pimentão verde picado (ou amarelo, vermelho)
* 100 grs. de nozes picadas (ou qualquer outro tipo de castanha )
* 100 grs. de uvas passas brancas
* Cheiro verde picadinho
* Hortelã picada ( a gosto )
* 1 cebola picada em pedaços bem pequenos
* 1/2 xícara de Azeitonas verdes ou pretas picadas
* 1/2 xícara de Azeitonas verdes ou pretas picadas
* Sal a gosto
Disponha o couscous marroquino em uma tigela e acrescente o caldo de legumes quente. Deixe descansar, até que o couscous cresça. Solte os grãos com um garfo. Misture o restante dos ingredientes.Prove o tempero. Enfeite o prato com folhas de salsa ou hortelã.Sirva bem geladinha.
P.S.: Esta salada, pode ser enriquecida com outros ingredientes. Já experimentei uma versão mais completa com berinjela em cubos refogada, com pepino picadinho também. Rende bastante e é muito saborosa mesmo. Perfeito acompanhamento para outros pratos, principalmente nas épocas de temperaturas mais elevadas.
*Sempre que possível, posto receitas, com os devidos valores calóricos, até para facilitar a vida, de quem segue algum programa de reeducação alimentar. Hoje, fico devendo. Em todo caso, é muito fácil calcular o valor calórico total do prato. Pesquise separadamente, em tabelas de calorias, o valor de cada ingrediente e some tudo. Quem segue a Dieta das Notas, é só dividir as calorias de cada porção, por dois. :)
Bom apetite!!
É muito gostosa !! Vou fazer qualquer dia desses.
ResponderExcluirPati, eu tinha me esquecido das azeitonas. Rs...Aproveitei e já fiz a alteração.Bom apetite!Beijos...
ResponderExcluir