Pular para o conteúdo principal

DIETA DAS NOTAS



O que é a Dieta das Notas
Essa dieta foi elaborada pelo médico Guilherme de Azevedo Ribeiro e está disponível através do livro Dieta Nota 10.
A dieta nota 10 visa o emagrecimento de forma saudável, através de uma alimentação equilibrada, na qual a pessoa obtém as quantidades necessárias de nutrientes.

Sistema de notas
A filosofia da dieta nota 10 tem semelhanças aos sistemas de pontos adotados por outras dietas. No caso, os "pontos" na dieta nota 10 são denominados "notas". Cada alimento relacionado no manual tem um número de "notas" que está relacionado à quantidade de calorias. A pessoa pode consumir um determinado número de "notas" de acordo com sua altura e sexo. A pessoa também ganha notas extras para consumir caso pratique exercício físico regularmente.

Variedade de alimentos na dieta nota 10
Segundo Dr. Guilherme de Azevedo Ribeiro, um dos segredos do sucesso da dieta nota 10 é que ela permite à pessoa continuar comendo uma boa variedade de alimentos.
Dietas restritivas, que cortam grupos de alimentos, são mais difíceis de serem seguidas pois tornam-se monótonas e reprimem muito os desejos das pessoas. Na dieta nota 10, onde até o chocolate é permitido apesar de ter custar muitas "notas", a pessoa comeria menos, mas com prazer.

“A imensa maioria das pessoas gordas come muito ou come errado. A grande verdade é: não há obesidade sem excesso de comida. Se compararmos comida e dinheiro, veremos que ambos se comportam da mesma maneira. Se você puder gastar 500 reais por dia e ultrapassar essa cota, começará a acumular dívidas. Se você tem 500 notas diárias para gastar em alimentação e ultrapassar esse limite, começará a acumular gordura.
Em todos os sentidos, para vivermos bem precisamos respeitar limites. Ninguém faz o que quer sem pagar algum preço. Você não nasceu gordo. Você é gordo porque o preço de comer irracionalmente é o peso excessivo [...]

Posso comer um bombom sem sair da dieta?
Pode. Com açúcar, Nougat (Nutella), nozes e a tudo que você achar que tem direito. Sem complexo de culpa. Pense bem: se você comer um bombom por dia, vai engordar? E se comer cinco? Ou 10?
Comer e emagrecer é uma questão já resolvida pela ciência da nutrição. Você pode comer seu bombom diário e, ao mesmo tempo, emagrecer. Um bombom tem 140 calorias. Cada 10 minutos no chuveiro, menos 20 calorias. Quantas notas “custará” um bombom?
Aliás, quem pretende fazer um bom regime de emagrecimento tem que se preocupar com a balança, com a nutrição do corpo e também com a qualidade de vida. Você pode e deve emagrecer sem abrir mão do que lhe dá prazer. Pode continuar bebendo seu chopinho. Pode não dispensar a santa farofinha de cada dia. Pode manter o feijãozinho com arroz. Também pode comer batata, pão e queijos. Ah, ia me esquecendo: macarrão, strogonoff e vatapá também já estão no cardápio de quem quer emagrecer.
Na verdade, você pode comer de tudo e perder os quilos que deseja. Porque emagrecer é simples, apesar de não ser fácil. Emagrecer, e se manter no peso ideal, exige mudar os hábitos alimentares. E, até que os novos hábitos se transformem em nova rotina, a disciplina é fundamental.
Por isto é que costumo dizer: emagrecer é simples. Existe um método científico para eliminar o peso extra. Mas mudar os hábitos alimentares é complicado, pois, na maioria das vezes, trazemos estes hábitos da infância. Reeducar-se diante dos alimentos, usá-los na quantidade necessária, sem excessivos abusos ou restrições, é o x do problema. Para isso é necessário força de vontade.
Você tem que acreditar que pode, sim, modificar seus vícios alimentares. Se, durante alguns meses, você controlar cada coisa que comer, quando se der conta terá perdido muitos quilos e mudado, para sempre, as atitudes erradas que aumentavam o seu peso, prejudicando-lhe a saúde. “

*TRECHOS do Livro DIETA NOTA 10 (Dr. Guilherme de Azevedo Ribeiro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porcelanatos

Fascinada por Arquitetura, Design de Interiores e Artes, cada dia mais me encanto com as novidades que o mercado da construção oferece.
Visitar uma loja de materiais de construção, na verdade, é uma grande diversão pra mim.  :-)
Envolvida com a reforma de alguns cômodos da minha residência, principalmente banheiro, lavabo e cozinha, iniciei uma pesquisa de materiais de revestimentos para pisos e paredes. Encontrei tantas novidades e lindos projetos, que resolvi partilhar um pouco. 
Um dos revestimentos mais usados hoje em dia,  é o porcelanato, que é um material cerâmico, muito resistente, comparado ao Granito. De fácil limpeza,  é bastante durável, além de conferir ao ambiente,  um ar de modernidade e requinte. O rejunte, fica quase imperceptível. É encontrado em diversos padrões, cores,  formatos e tamanhos para 'encaixar' perfeitamente nos projetos de arquitetura e decoração. Utilizado tanto em áreas externas como em espaços internos de casas, apartamentos, lojas comerciais, e…

Caixotes de feira customizados

Uma das coisas que mais gosto de fazer, é reciclar móveis ou customizar algumas peças , que podem e devem ser reaproveitadas na decoração do lar.  Houve uma época em que transformei alguns móveis meus. ficava dias pensando em alguma forma de deixá-los mais aconchegantes, mais úteis. Fazia minhas pesquisas e unia a minha criatividade. Uma delícia era ver o trabalho pronto. Que satisfação eu sentia. 
Por esses dias, tenho me interessado pela customização e reutilização de caixotes de feira. Muitas vezes, por onde passo, encontro vários deles largados nas calçadas de estabelecimentos, principalmente próximos a  supermercados. 
Muitas pessoas, preocupadas com a preservação do planeta,  com a reciclagem de lixo, ou de materiais diversos, já desenvolvem belíssimos trabalhos transformando caixotes em peças super criativas e bastante úteis. 
Encontrei algumas fotos, com sugestões incríveis do ótimo aproveitamento dos caixotes de madeira. Uma alternativa econômica  em decoração e com certeza, ecol…

Linguiça Calabresa na Cerveja Preta

Para quem gosta de tomar umas 'geladas', este Tira-Gosto é tudo de bom!!! Super delícia, prático e rápido de preparar! 
Já estou salivando :-)


Ingredientes:


*500 grs.  de Linguiça Calabresa de boa procedência cortada em rodelas e aferventada;
*2 cebolas médias cortadas em rodelas bem finas;
*1 garrafa ou latinha de Cerveja Preta.


Preparo:


Depois da linguiça aferventada, junte em uma mesma panela ou frigideira, as rodelas de cebola. Aos poucos, vá acrescentando a cerveja e mexendo. Quanto mais cerveja, mais forte fica o sabor, portanto, use de acordo com o gosto pessoal. Desligue o fogo, quando a cerveja tiver reduzido bem. Ficará um caldo espesso. 


*Se desejar enriquecer o prato, pode servir com tirinhas de Aipim cozido e frito. Use algumas folhas de Cheiro verde para enfeitar. 

Bom apetite! Tim... Tim...