Pular para o conteúdo principal

"Sopa de Pedra"

Com esse friozinho e tanta chuva, as sopas são ótimas escolhas :-)

Quando estive em Portugal, em julho de 2011, tive a oportunidade de conhecer e saborear a tão comentada Sopa de Pedra. Tive a sorte de ficar hospedada em um apartamento em  Lisboa, que fica ao lado dos Armazéns do Chiado, onde dentro de um  pequeno shopping, possui uma das "Lojas das Sopas". Quase todos os dias a tardinha, passava por lá e experimentava uma das sopas oferecidas, e são diversas, mas a campeã foi mesmo a Sopa de Pedra.  Muitas vezes pedia uma embalagem para viagem. 

O que achei interessante, é que o cliente pode escolher apenas  a sopa, ou, a sopa com mais alguns acompanhamentos, como: pães, quiches, tartes, sandes (sanduiches), salgados, crepes e sobremesas caseiras. 

Como tenho facilidade e experiência com a culinária, só em olhar,  detectei  alguns  ingredientes da sopa, pelo menos, a maior parte. O preparo parece simples, mas não achei tão simples assim.  Vale  a  pena experimentar.

*Um detalhe: Portugal é um  dos países da Europa com maior consumo de sopas. E a Sopa de Pedra tem toda uma história que também vale a pena conhecer. Só não é um prato de baixo valor calórico, pelo contrário, a sopa  é bem calórica e rica em nutrientes. Ideal para aquecer o corpo nos dias mais frios.

*Outro detalhe que percebi: Quase não vi pessoas obesas em Portugal. Claro, os hábitos alimentares deles, são bem mais saudáveis se comparados aos hábitos alimentares dos brasileiros. Achei bem interessante.



Gostei muito destes dois vídeos que encontrei, com a receita e modo de preparo da sopa...


Bom Apetite!!!






*Hoje que descobri que o nosso "Mixer" aqui no Brasil, lá em Portugal tem o nome de "Varinha Mágica" Rs... Ótimo!!! Eles não complicam mesmo Rsrsrs...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

" Não adianta chorar pelo leite derramado "

"Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja, como comer demais. Procure aprender com a experiência. Culpar-se não vai resolver o problema, só fará com que você diminua ainda mais a sua autoestima, fazendo com que se sinta mal e, provavelmente, vai acabar procurando consolo na comida." * Do Site Dieta Nota 10

Rumi - A Hora da União

Poema de RUMI maravilhosamente narrado por Letícia Sabatella e elevado pela Música de  Marcus Viana De toda parte chega o segredo de Deus; eis que todos correm desconcertados. Dele, por quem todas as almas estão sedentas, chega o grito do aguadeiro. Todos bebem o leite da generosidade divina e querem conhecer o seio de sua nutriz. Apartados, anseiam por ver o momento do encontro e da união. A cada nascer do sol oram juntos muçulmanos, cristãos, judeus. Abençoado todo aquele em cujo coração ressoa o grito celeste que chama: Vem! Limpa bem os ouvidos e recebe nítida essa voz  - o som do céu chega como um sussurro. Não manche teus olhos com a face dos homens - vê que chega o imperador da vida eterna. Se te turvarem os olhos, lava-os com lágrimas, pois nelas encontrarás a cura de teus males. Acaba de chegar do Egito uma caravana de açucar - já se ouvem os sinos e os passos cansados. Silêncio; eis que chega o rei para completar o poema.

" Se eu gosto de poesia ? "

Pequena homenagem ao grande poeta brasileiro, mineiro, nascido em Itabira, em 31/10/1902 - Carlos Drummond de Andrade . Se vivo estivesse, estaria completando 109 anos de idade. Mas, ele vive, através de sua extraordinária obra. " Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor... Acho que a poesia está contida nisso tudo." [Carlos Drumond de Andrade]