Pular para o conteúdo principal

Repensando hábitos alimentares

Na postagem sobre os benefícios do caldo de cana-de-açúcar, comentei sobre índice glicêmico de alimentos e disse que é um fator importante no novo estilo de alimentação que tenho tentado seguir. 

Durante alguns anos  adotei a reeducação alimentar com contagem de calorias / pontos/ ou notas e consegui bons resultados. Eu comia de tudo, em horários regulares, seguia uma  dieta não restritiva, mas minhas porções eram reduzidas. Fui feliz por muito tempo, pois conseguia eliminar peso com cardápios onde por exemplo,  lazagnha, pizza, doces e sobremesas estavam sempre incluídos. 
O problema era que nem sempre eu fazia boas escolhas. Eu fechava o dia dentro da pontuação ou calorias permitidas, mas muitas vezes troquei alimentos saudáveis por doces, sobremesas, industrializados cheios de conservantes, corantes, com alto teor de sódio, etc. 
Graças às pesquisas recentes e depoimentos de muitas pessoas, inclusive de amigas, venho tentando adotar um novo estilo de me alimentar e isso inclui:

* Trocar alimentos processados pelo  que chamamos de 'comida de verdade';
*Optar por alimentos frescos;
*Consumir de preferência alimentos com baixo índice glicêmico para evitar o pico de insulina;
*Substituir óleos refinados por gorduras boas: azeite de oliva, manteiga, óleo de coco, abacate, gordura animal ( Bacon, gordura de porco, etc), nozes, castanhas, amendoim;
*Diminuir o consumo de carboidratos e aumentar as porções de proteínas e gorduras do bem;
*Diminuir o máximo o consumo de farinha de trigo por causa do glúten. Substituir quando possível, por farinhas que não têm glúten.
*Evitar os açúcares refinados e diminuir o máximo o uso de outros açúcares, mesmo os naturais;
* Aumentar a ingestão de vegetais, legumes e frutas;
*Diminuir o consumo de laticínios com lactose. ( No meu caso eu apresentei intolerância ao leite de vaca desde bebê), mas sempre tomei muito leite. Claro que sofri com alguns sintomas durante anos. Por isso tomei essa decisão. Se não cortar totalmente, tento pelo menos reduzir o máximo que eu conseguir. O iogurte de kefir é ótimo e tenho consumido diariamente;
* Consumir carnes com as suas gorduras naturais, elas fazem bem;
* Consumir ovos inteiros ( Não retirar as gemas pois elas são fonte de gorduras do bem e de maravilhosos nutrientes);
* Só me alimentar quando sentir fome. ( Não preciso ser escrava do relógio e  me alimentar de 3 em 3 horas mesmo sem sentir fome. )
*Aguá, café, chás a vontade;
** Todos esses alimentos podem ser consumidos a vontade mas . Tudo é questão de equilíbrio. Também não pretendo ser tão radical. É claro que uma sobremesa de vez em quando faz muito bem.

O que tenho aprendido é algo que  não é novo: melhor mesmo é comermos 'comida de verdade'. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porcelanatos

Fascinada por Arquitetura, Design de Interiores e Artes, cada dia mais me encanto com as novidades que o mercado da construção oferece.
Visitar uma loja de materiais de construção, na verdade, é uma grande diversão pra mim.  :-)
Envolvida com a reforma de alguns cômodos da minha residência, principalmente banheiro, lavabo e cozinha, iniciei uma pesquisa de materiais de revestimentos para pisos e paredes. Encontrei tantas novidades e lindos projetos, que resolvi partilhar um pouco. 
Um dos revestimentos mais usados hoje em dia,  é o porcelanato, que é um material cerâmico, muito resistente, comparado ao Granito. De fácil limpeza,  é bastante durável, além de conferir ao ambiente,  um ar de modernidade e requinte. O rejunte, fica quase imperceptível. É encontrado em diversos padrões, cores,  formatos e tamanhos para 'encaixar' perfeitamente nos projetos de arquitetura e decoração. Utilizado tanto em áreas externas como em espaços internos de casas, apartamentos, lojas comerciais, e…

Caixotes de feira customizados

Uma das coisas que mais gosto de fazer, é reciclar móveis ou customizar algumas peças , que podem e devem ser reaproveitadas na decoração do lar.  Houve uma época em que transformei alguns móveis meus. ficava dias pensando em alguma forma de deixá-los mais aconchegantes, mais úteis. Fazia minhas pesquisas e unia a minha criatividade. Uma delícia era ver o trabalho pronto. Que satisfação eu sentia. 
Por esses dias, tenho me interessado pela customização e reutilização de caixotes de feira. Muitas vezes, por onde passo, encontro vários deles largados nas calçadas de estabelecimentos, principalmente próximos a  supermercados. 
Muitas pessoas, preocupadas com a preservação do planeta,  com a reciclagem de lixo, ou de materiais diversos, já desenvolvem belíssimos trabalhos transformando caixotes em peças super criativas e bastante úteis. 
Encontrei algumas fotos, com sugestões incríveis do ótimo aproveitamento dos caixotes de madeira. Uma alternativa econômica  em decoração e com certeza, ecol…

Linguiça Calabresa na Cerveja Preta

Para quem gosta de tomar umas 'geladas', este Tira-Gosto é tudo de bom!!! Super delícia, prático e rápido de preparar! 
Já estou salivando :-)


Ingredientes:


*500 grs.  de Linguiça Calabresa de boa procedência cortada em rodelas e aferventada;
*2 cebolas médias cortadas em rodelas bem finas;
*1 garrafa ou latinha de Cerveja Preta.


Preparo:


Depois da linguiça aferventada, junte em uma mesma panela ou frigideira, as rodelas de cebola. Aos poucos, vá acrescentando a cerveja e mexendo. Quanto mais cerveja, mais forte fica o sabor, portanto, use de acordo com o gosto pessoal. Desligue o fogo, quando a cerveja tiver reduzido bem. Ficará um caldo espesso. 


*Se desejar enriquecer o prato, pode servir com tirinhas de Aipim cozido e frito. Use algumas folhas de Cheiro verde para enfeitar. 

Bom apetite! Tim... Tim...