Pular para o conteúdo principal

Portugal

Essa foto foi tirada por mim, em Évora.


Pois, pois...foram onze dias em Portugal. Fiquei em Lisboa e  visitei rapidamente, algumas cidades próximas [ Óbidos, Alcobaça, Batalha, Nazaré, Fátima, Sintra, Évora, Setúbal, Palmela, Azeitão e Cascais].  O tempo foi curto para conhecer outras partes do país, mas voltei com uma imagem muito positiva da ‘terrinha’.. Respirei história, cultura, artes. Andei bastante, me cansei, me diverti, me emocionei. Foram dias corridos e bem vividos.

Lisboa possui um sistema de transporte público bem eficiente, o que facilita a locomoção. Conhecer Lisboa ou outras regiões do país, exige apenas um pouco de informação e vontade de se aventurar. Tudo muito simples. Os meios de transportes, são  interligados e cumprem rigorosamente os horários. Usei muito o metrô (Metro) e o Comboio (trem). Poucas vezes andei de ônibus  e de bonde .   Gasta-se pouco com transporte. Não me estressei hora nenhuma, como aqui no Brasil. Vale muito a pena essa aventura.

A culinária portuguesa é simplesmente tentadora. Covardia com quem segue alguma dieta. Se alguém pensa que vai resistir às delícias oferecidas, sinto muito informar, que não é fácil.  É totalmente impossível. Me senti,  na minha terra natal (Minas)  pela diversidade de pratos, fartura, tempero e pelos costumes dos portugueses, bem parecidos, com os do povo mineiro. Os donos de restaurantes, se preocupam com a satisfação dos clientes. Visitam as mesas, se informam, dão dicas de pratos – sempre com um sorriso no rosto. Me senti em casa. Não foi à toa que retornei, com alguns poucos quilos a mais. Ai, ai... aqueles doces maravilhosos!!! Estou salivando só em lembrar. Em todo canto, se encontra uma pastelaria ou cafetaria, com suas vitrines lotadas de doces e pães diversos.  Como não sou ‘besta’, experimentei várias delícias. Ainda bem que foram apenas onze dias, eu  perderia todas as minhas roupas se ficasse mais tempo por lá. Kkkkkkkkkk. Já estava me esquecendo dos vinhos – maravilhosos!! 

Peguei um período de saldos, de promoções. Adorei, claro. Quem não gosta?  Mesmo assim, pesquisei bastante antes de comprar qualquer coisa.  Notei uma grande diferença de preços de uma loja para outra, em produtos iguais ou similares. Com isso, fiz algumas economias para os últimos dias. J

O artesanato em Portugal, é bem difundido e variado.  Peças belíssimas são oferecidas em  diversas lojinhas do país. O que chamou minha atenção, foram as cerâmicas e as peças feitas em cortiça. Interessante demais.

Fui alertada sobre os 'carteiristas', que costumam agir por lá. Graças a Deus, não tive problemas. Saía, com o básico na bolsa, inclusive com a cópia do passaporte. O original, deixava bem protegido no apartamento. Trancado a sete chaves. Fica a dica. :)

Me diverti com alguns vocábulos lusitanos. E adorei ouvir 'bocadinho'  tantas vezes. Na minha maneira 'amineirada' de falar, uso muito o 'cadim' rs... E 'papelinho'? 
Pesquisando, encontrei esse link - 'Pequeno vocabulário Lusitano para brasileiros'. Vale a pena conferir. 



Aos poucos, postarei  mais detalhes e fotos. Quem estiver indo para Lisboa, e desejar mais informações e dicas, se é que posso ajudar, é só entrar em contato.  










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porcelanatos

Fascinada por Arquitetura, Design de Interiores e Artes, cada dia mais me encanto com as novidades que o mercado da construção oferece.
Visitar uma loja de materiais de construção, na verdade, é uma grande diversão pra mim.  :-)
Envolvida com a reforma de alguns cômodos da minha residência, principalmente banheiro, lavabo e cozinha, iniciei uma pesquisa de materiais de revestimentos para pisos e paredes. Encontrei tantas novidades e lindos projetos, que resolvi partilhar um pouco. 
Um dos revestimentos mais usados hoje em dia,  é o porcelanato, que é um material cerâmico, muito resistente, comparado ao Granito. De fácil limpeza,  é bastante durável, além de conferir ao ambiente,  um ar de modernidade e requinte. O rejunte, fica quase imperceptível. É encontrado em diversos padrões, cores,  formatos e tamanhos para 'encaixar' perfeitamente nos projetos de arquitetura e decoração. Utilizado tanto em áreas externas como em espaços internos de casas, apartamentos, lojas comerciais, e…

Caixotes de feira customizados

Uma das coisas que mais gosto de fazer, é reciclar móveis ou customizar algumas peças , que podem e devem ser reaproveitadas na decoração do lar.  Houve uma época em que transformei alguns móveis meus. ficava dias pensando em alguma forma de deixá-los mais aconchegantes, mais úteis. Fazia minhas pesquisas e unia a minha criatividade. Uma delícia era ver o trabalho pronto. Que satisfação eu sentia. 
Por esses dias, tenho me interessado pela customização e reutilização de caixotes de feira. Muitas vezes, por onde passo, encontro vários deles largados nas calçadas de estabelecimentos, principalmente próximos a  supermercados. 
Muitas pessoas, preocupadas com a preservação do planeta,  com a reciclagem de lixo, ou de materiais diversos, já desenvolvem belíssimos trabalhos transformando caixotes em peças super criativas e bastante úteis. 
Encontrei algumas fotos, com sugestões incríveis do ótimo aproveitamento dos caixotes de madeira. Uma alternativa econômica  em decoração e com certeza, ecol…

Linguiça Calabresa na Cerveja Preta

Para quem gosta de tomar umas 'geladas', este Tira-Gosto é tudo de bom!!! Super delícia, prático e rápido de preparar! 
Já estou salivando :-)


Ingredientes:


*500 grs.  de Linguiça Calabresa de boa procedência cortada em rodelas e aferventada;
*2 cebolas médias cortadas em rodelas bem finas;
*1 garrafa ou latinha de Cerveja Preta.


Preparo:


Depois da linguiça aferventada, junte em uma mesma panela ou frigideira, as rodelas de cebola. Aos poucos, vá acrescentando a cerveja e mexendo. Quanto mais cerveja, mais forte fica o sabor, portanto, use de acordo com o gosto pessoal. Desligue o fogo, quando a cerveja tiver reduzido bem. Ficará um caldo espesso. 


*Se desejar enriquecer o prato, pode servir com tirinhas de Aipim cozido e frito. Use algumas folhas de Cheiro verde para enfeitar. 

Bom apetite! Tim... Tim...