Pular para o conteúdo principal

Doces Portugueses

Preparados para salivar? Hora de falar dos doces portugueses. Minha nossa!!!

Antes de conhecer Portugal, já havia experimentado, por aqui, doces similares, em algumas padarias da cidade e na Festa Portuguesa – que acontece uma vez por ano em Cabo Frio).  Por mais que sejam parecidos, não chegam nem perto, das delícias  que nos oferecem por lá. Muitos dos doces típicos, foram originados em conventos e mosteiros (doces conventuais). Para aproveitar as gemas de ovos, que sobravam, quando utilizavam  apenas  as  claras no  preparo do Pudim de Claras, ou para engomarem vestimentas e como ingredientes das hóstias – freiras e frades, adaptaram receitas de seus ancestrais. Para nossa sorte, não é? J

Não tem como fugir das tentações. As pastelarias e cafetarias estão em todo lugar, e sempre lotadas de gente,  a qualquer hora do dia. E as vitrines? Sempre chamando a atenção de quem passa pelas ruas e calçadas, com os doces e pães sempre muito bem arrumados em bandejas e cestas.  Ficava minutos admirando, salivando, tentando escolher,  quais experimentar primeiro. Ô Dúvida cruel!!   O açúcar de confeiteiro, os recheios de ovos, e as amêndoas, formam  a base dos pratos doces portugueses. As massas folhadas, também são muito utilizadas - crocantes, leves e saborosas.

Tive a oportunidade de conhecer a ‘Fábrica de Pastéis de Belém’. Filas e mais filas de pessoas curiosas para provar os tão sonhados pastéis doces, que em outros lugares, são chamados de pastéis de nata. Pastéis de Belém, só na fábrica , em Belém. J

Travesseiros  e Queijadas de Sintra, Travesseiros de Lisboa,  Pastéis de nata, Torta de Azeitão, Barriga de Freira ... Hummmm a lista  de doces é enorme. Engordo só de pensar em cada um.

Bom lembrar, que de férias, curtindo Portugal, não segui meu plano de reeducação alimentar. Seria uma louca e chata, se ficasse preocupada com calorias durante a viagem. Também não fiquei muito preocupada, porque andei bastante por lá...Mas vale lembrar que, fora das férias, é possível incluir doces na  dieta. Já mostrei que é possível perder peso, controlando as calorias. E não há nada de sacrifício nisso. Questão de escolhas bem feitas. Bom, esse papo de calorias, deixo para depois. Fiquem com algumas fotos deliosas, clicadas por mim... babem, é de comer...rezando. J

Torta de Azeitão

Meia Lua e os Pastéis de Nata

Embalagem das Queijadas...a queijada eu comi  :-))

Tortas geladas

De novo, as Tortas de Azeitão...será Por quê? :-))

Não me lembro do nome...só sei que é bom!!

Pãezinhos de Arroz....deliciosos!!




Comentários

  1. Oi Val !Pesquisando na net encontrei a receita da torta de Azeitão .É tão simples e nada do que pensei.

    ResponderExcluir
  2. Tortas de azeitão? rs...que nome estranho kkkkkk.
    É gostoso?

    mta tentação aquelas vitrines com tortas, gezuiz amado! rs

    Bju
    Carol Mourelle

    ResponderExcluir
  3. Pois é Pat...eu cheguei bem pertinho do que se tratava...Lembra? :-)

    ResponderExcluir
  4. Carol...feliz em ter sua visita! Então, Azeitão é aldeia, conhecida pelo seu vinho tinto e algumas das melhores quintas (moradias ou casas de campo) em Portugal. Por lá, provei alguns vinhos e essa torta simples, leve e deliciosa que recebeu o nome do local. Parece um rocambole, bem úmido, com recheio de gemas e canela. Serve-se geladinha. Bom é pouco. kkkk Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porcelanatos

Fascinada por Arquitetura, Design de Interiores e Artes, cada dia mais me encanto com as novidades que o mercado da construção oferece.
Visitar uma loja de materiais de construção, na verdade, é uma grande diversão pra mim.  :-)
Envolvida com a reforma de alguns cômodos da minha residência, principalmente banheiro, lavabo e cozinha, iniciei uma pesquisa de materiais de revestimentos para pisos e paredes. Encontrei tantas novidades e lindos projetos, que resolvi partilhar um pouco. 
Um dos revestimentos mais usados hoje em dia,  é o porcelanato, que é um material cerâmico, muito resistente, comparado ao Granito. De fácil limpeza,  é bastante durável, além de conferir ao ambiente,  um ar de modernidade e requinte. O rejunte, fica quase imperceptível. É encontrado em diversos padrões, cores,  formatos e tamanhos para 'encaixar' perfeitamente nos projetos de arquitetura e decoração. Utilizado tanto em áreas externas como em espaços internos de casas, apartamentos, lojas comerciais, e…

Caixotes de feira customizados

Uma das coisas que mais gosto de fazer, é reciclar móveis ou customizar algumas peças , que podem e devem ser reaproveitadas na decoração do lar.  Houve uma época em que transformei alguns móveis meus. ficava dias pensando em alguma forma de deixá-los mais aconchegantes, mais úteis. Fazia minhas pesquisas e unia a minha criatividade. Uma delícia era ver o trabalho pronto. Que satisfação eu sentia. 
Por esses dias, tenho me interessado pela customização e reutilização de caixotes de feira. Muitas vezes, por onde passo, encontro vários deles largados nas calçadas de estabelecimentos, principalmente próximos a  supermercados. 
Muitas pessoas, preocupadas com a preservação do planeta,  com a reciclagem de lixo, ou de materiais diversos, já desenvolvem belíssimos trabalhos transformando caixotes em peças super criativas e bastante úteis. 
Encontrei algumas fotos, com sugestões incríveis do ótimo aproveitamento dos caixotes de madeira. Uma alternativa econômica  em decoração e com certeza, ecol…

Linguiça Calabresa na Cerveja Preta

Para quem gosta de tomar umas 'geladas', este Tira-Gosto é tudo de bom!!! Super delícia, prático e rápido de preparar! 
Já estou salivando :-)


Ingredientes:


*500 grs.  de Linguiça Calabresa de boa procedência cortada em rodelas e aferventada;
*2 cebolas médias cortadas em rodelas bem finas;
*1 garrafa ou latinha de Cerveja Preta.


Preparo:


Depois da linguiça aferventada, junte em uma mesma panela ou frigideira, as rodelas de cebola. Aos poucos, vá acrescentando a cerveja e mexendo. Quanto mais cerveja, mais forte fica o sabor, portanto, use de acordo com o gosto pessoal. Desligue o fogo, quando a cerveja tiver reduzido bem. Ficará um caldo espesso. 


*Se desejar enriquecer o prato, pode servir com tirinhas de Aipim cozido e frito. Use algumas folhas de Cheiro verde para enfeitar. 

Bom apetite! Tim... Tim...