Pular para o conteúdo principal

'Crepioca'

Essa é para o pessoal da dieta,  reeducação alimentar, para as pessoas que dão valor a uma alimentação saudável e light.

Estou simplesmente apaixonada com essa receita, que aliás, já vi com algumas adaptações nos ingredientes, mas na verdade, todas elas substituem o pão com tranquilidade. Sou maluca por pães, de início imaginei que não fosse suportar ficar sem eles ou simplesmente reduzir o consumo. E foi mais fácil que eu pensava. Geralmente preparo minha delícia no café da manhã. Fica muito saborosa e sustenta bastante por bom tempo. É livre de glúten e gorduras, quando preparada apenas com as claras dos ovos.  Com as claras e gemas, além da proteína, é rica em gorduras boas. 
O bom da 'crepioca' é que pode ser feita salgada ou doce. Aí vai depender do recheio.
Vamos a receita e em seguida deixarei algumas dicas de recheios saudáveis.

Ingredientes:
3 claras
1 C. de sopa de goma de Tapioca peneirada
Sal ou adoçante (Depende do recheio)
1 C. de chá de sementes de Chia ( para baixar o IG - Índice glicêmico)

Modo de preparo:


Com um garfo, bata bem as claras com a goma de tapioca. Acrescente o sal ou o adoçante a gosto e as sementes de Chia. Use uma frigideira antiaderente quente  e espere a parte de baixo endurecer  para então virar o outro lado, como se faz omeletes.
Se for salgada, recheie com queijos magros; cottage; requeijão light; frango; peito de peru defumado; proteínas magras, cenoura ralada crua, alface, etc.
Se optar por fazer a receita doce, sugiro como recheios: banana com canela; geleia light de frutas vermelhas; doces light ou diet, Morangos; mel.

* Para os viciados em chocolate, acrescente 2 Colheres de achocolatado diet e 6 gotas de adoçante Sucralose.  

* Bom lembrar: quem conta pontos, notas, calorias, faça os cálculos dos ingredientes utilizados. Nessa receita em particular não acrescentei o valor calórico ou as notas, porque depende muito do recheio escolhido.
Só para facilitar:

Calorias:
*1 ovo inteiro - 80
*1 clara - 15
*1 C. de sopa de goma de Tapioca - 35
*1 C. de (chá) de semente de Chia - 47
*1 C. de (sopa) de Achocolatado Gold - 15
*Geleias light, diet favor ver nos rótulos. Cada marca tem um valor diferente.

Hmmmm!!!  Bom apetite!!









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

" Não adianta chorar pelo leite derramado "

"Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja, como comer demais. Procure aprender com a experiência. Culpar-se não vai resolver o problema, só fará com que você diminua ainda mais a sua autoestima, fazendo com que se sinta mal e, provavelmente, vai acabar procurando consolo na comida." * Do Site Dieta Nota 10

Rumi - A Hora da União

Poema de RUMI maravilhosamente narrado por Letícia Sabatella e elevado pela Música de  Marcus Viana De toda parte chega o segredo de Deus; eis que todos correm desconcertados. Dele, por quem todas as almas estão sedentas, chega o grito do aguadeiro. Todos bebem o leite da generosidade divina e querem conhecer o seio de sua nutriz. Apartados, anseiam por ver o momento do encontro e da união. A cada nascer do sol oram juntos muçulmanos, cristãos, judeus. Abençoado todo aquele em cujo coração ressoa o grito celeste que chama: Vem! Limpa bem os ouvidos e recebe nítida essa voz  - o som do céu chega como um sussurro. Não manche teus olhos com a face dos homens - vê que chega o imperador da vida eterna. Se te turvarem os olhos, lava-os com lágrimas, pois nelas encontrarás a cura de teus males. Acaba de chegar do Egito uma caravana de açucar - já se ouvem os sinos e os passos cansados. Silêncio; eis que chega o rei para completar o poema.

" Se eu gosto de poesia ? "

Pequena homenagem ao grande poeta brasileiro, mineiro, nascido em Itabira, em 31/10/1902 - Carlos Drummond de Andrade . Se vivo estivesse, estaria completando 109 anos de idade. Mas, ele vive, através de sua extraordinária obra. " Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor... Acho que a poesia está contida nisso tudo." [Carlos Drumond de Andrade]