Pular para o conteúdo principal

Abobrinha gratinada

O Hortufruti que frequento, tem o costume de servir aos clientes - quase que diariamente - 'provas' de receitas deliciosas que são criadas pelas nutricionistas da marca, para  divulgar os produtos a venda e ao mesmo tempo despertar nas pessoas, o interesse por uma alimentação mais saudável.

Às vezes ficamos enjoados de consumir legumes e verduras sempre do mesmo jeito, apenas refogados com algum tempero. É preciso criatividade na cozinha, principalmente para quem tem criança em casa, que muitas vezes cria certa resistência para ingerir determinado grupo de alimentos que são indispensáveis para um perfeito desenvolvimento. De 'cara' nova, o interesse é outro e fica mais fácil 'driblar' os baixinhos na hora de se alimentarem. Os adultos também agradecem. 

Na semana passada experimentei dois pratos super saborosos, de baixas calorias, e com muito pouca gordura. Comprei os ingredientes e preparei as receitas... Aprovadíssimos! 

Nesta receita é utilizada a Abobrinha verde, muito comum e fácil de ser encontrada em qualquer supermercado ou lojas de hortifruti. Antes da receita, posto a imagem da leguminosa, para quem possui dúvidas ou não a conhece.



Ingredientes:

5 abobrinhas verdes picadas
2 embalagens de Creme de Ricota
200 grs. de Peito de Peru defumado cortado em cubos
1 a 2 envelopes de caldo de legumes em pó ( de acordo com o gosto )
Cheiro verde (salsa e cebolinha picados e quantidade  a gosto)
1 cebola bem picadinha
Queijo parmesão ralado ( O suficiente para polvilhar para gratinar )

Modo de preparo:

Lave bem as abobrinhas porque serão utilizadas com a casca,que contém muita fibra e nutrientes. Pique-as em pedaços pequenos, e cozinhe-as em pouca água e caldo de legumes em pó para dar sabor. Acrescente a cebola picada e o cheiro verde Não deixe que as abobrinhas cozinhem demais. O ideal é que ela fique 'al dente'. Se sobrar um pouco de caldo do cozimento na panela, é necessário que se escorra. 
Unte um refratário com pouco óleo, azeite ou manteiga (bem pouco). Com uma escumadeira, coloque a abobrinha no fundo da travessa. Misture o peito de peru, e por cima, espalhe o Creme de Ricota. Salpique um pouco de queijo parmesão, e leve ao forno para gratinar. 
Como a abobrinha já está cozida, o prato deverá ser retirado do forno quando  a superfície estiver levemente dourada.


P.S.: Quando preparei a receita percebi que 5 abobrinhas seria  muito para  2 a 3 pessoas. Fiz apenas com duas abobrinhas e 1 pote de Creme de Ricota. Preferi usar os 200 grs de Peito de Peru pois ele dá um sabor todo especial. Utilizei um refratário quadrado e pequeno.

*Como costumo  alertar, para quem segue alguma dieta que necessite contar calorias, é necessário que se faça os cálculos.

Bom apetite!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porcelanatos

Fascinada por Arquitetura, Design de Interiores e Artes, cada dia mais me encanto com as novidades que o mercado da construção oferece.
Visitar uma loja de materiais de construção, na verdade, é uma grande diversão pra mim.  :-)
Envolvida com a reforma de alguns cômodos da minha residência, principalmente banheiro, lavabo e cozinha, iniciei uma pesquisa de materiais de revestimentos para pisos e paredes. Encontrei tantas novidades e lindos projetos, que resolvi partilhar um pouco. 
Um dos revestimentos mais usados hoje em dia,  é o porcelanato, que é um material cerâmico, muito resistente, comparado ao Granito. De fácil limpeza,  é bastante durável, além de conferir ao ambiente,  um ar de modernidade e requinte. O rejunte, fica quase imperceptível. É encontrado em diversos padrões, cores,  formatos e tamanhos para 'encaixar' perfeitamente nos projetos de arquitetura e decoração. Utilizado tanto em áreas externas como em espaços internos de casas, apartamentos, lojas comerciais, e…

Caixotes de feira customizados

Uma das coisas que mais gosto de fazer, é reciclar móveis ou customizar algumas peças , que podem e devem ser reaproveitadas na decoração do lar.  Houve uma época em que transformei alguns móveis meus. ficava dias pensando em alguma forma de deixá-los mais aconchegantes, mais úteis. Fazia minhas pesquisas e unia a minha criatividade. Uma delícia era ver o trabalho pronto. Que satisfação eu sentia. 
Por esses dias, tenho me interessado pela customização e reutilização de caixotes de feira. Muitas vezes, por onde passo, encontro vários deles largados nas calçadas de estabelecimentos, principalmente próximos a  supermercados. 
Muitas pessoas, preocupadas com a preservação do planeta,  com a reciclagem de lixo, ou de materiais diversos, já desenvolvem belíssimos trabalhos transformando caixotes em peças super criativas e bastante úteis. 
Encontrei algumas fotos, com sugestões incríveis do ótimo aproveitamento dos caixotes de madeira. Uma alternativa econômica  em decoração e com certeza, ecol…

Linguiça Calabresa na Cerveja Preta

Para quem gosta de tomar umas 'geladas', este Tira-Gosto é tudo de bom!!! Super delícia, prático e rápido de preparar! 
Já estou salivando :-)


Ingredientes:


*500 grs.  de Linguiça Calabresa de boa procedência cortada em rodelas e aferventada;
*2 cebolas médias cortadas em rodelas bem finas;
*1 garrafa ou latinha de Cerveja Preta.


Preparo:


Depois da linguiça aferventada, junte em uma mesma panela ou frigideira, as rodelas de cebola. Aos poucos, vá acrescentando a cerveja e mexendo. Quanto mais cerveja, mais forte fica o sabor, portanto, use de acordo com o gosto pessoal. Desligue o fogo, quando a cerveja tiver reduzido bem. Ficará um caldo espesso. 


*Se desejar enriquecer o prato, pode servir com tirinhas de Aipim cozido e frito. Use algumas folhas de Cheiro verde para enfeitar. 

Bom apetite! Tim... Tim...