A procura por um corpo perfeito, é acompanhada muitas vezes, por uma obcessão desmedida. A ditadura da magreza, é o padrão estético estabelecido pela sociedade e seguido a risca por algumas pessoas e modelos ‘esqueléticas’. Essas pessoas sofrem de transtornos alimentares [Anorexia e Bulimia] - geralmente ocasionados por problemas emocionais ou autoestima baixa. Nunca estão satisfeitas com suas imagens refletidas no espelho e desejam estar cada dia mais magras. Mesmo estando magérrimas, ainda se acham gordas. Os ‘doentes’, desenvolvem uma atitude de amor e ódio pelos alimentos. Comem compulsivamente e depois querem se ver livres do que ingeriram – através de vômito induzido ou laxantes [Bulimia], ou podem ficar dias sem ingerir alimentos, e quando fazem, consomem baixíssimas calorias durante muito tempo. Sentem uma repulsa a qualquer tipo de alimento, por mais atraentes que eles possam parecer [ Anorexia].
Essas duas doenças, se não tratadas a tempo, podem causar graves problemas de saúde ou levar os pacientes a óbito. Se você faz parte desse grupo ou conhece alguém, que está enfrentando esses tipos de transtornos alimentares, busque ajuda ou encaminhe a pessoa a um profissional capacitado, o mais rápido possível. Além de médicos, com certeza, será necessária a ajuda de um psicólogo.
Para quem está acima do peso ideal, ou realmente enfrenta problemas de saúde, causados pela obesidade, o mais correto, é se consultar com um profissional na área de saúde (Médicos endocrinologistas ou Nutricionistas) – seguir uma reeduacção alimentar equilibrada e acompanhada.
Dê um 'basta' a Anorexia e a Bulimia. Ajude a essas pessoas que precisam de apoio.
Comentários
Postar um comentário